• Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros
textuais no sistema de comunicação e informação – modos de organização
da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de
textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas.
•
Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como
integradora social e formadora de identidade – performance corporal e
identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do
lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na
sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão
artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da
cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços
físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
•
Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e
representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade
e cidadania – Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o
contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da
comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica,
sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as
fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto
da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança,
Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e
sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da
pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das
minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais
educacionais.
•
Estudo do texto literário: relações entre produção literária e
processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e
recepção de textos – produção literária e processo social; processos de
formação literária e de formação nacional; produção de textos
literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário
nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a
produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre
os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre
concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário
em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas;
articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto
literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção;
representação literária: natureza, função, organização e estrutura do
texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros
saberes.
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Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos
expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos
– organização da macroestrutura semântica e a articulação entre idéias e
proposições (relações lógico-semânticas).
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Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos:
argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa – formas de
apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão
textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação
entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do
gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
•
Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da
língua: norma culta e variação linguística – uso dos recursos
linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído:
elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro
linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos
verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual:
elementos de articulação das sequências dos textos ou a construção da
microestrutura do texto.
•
Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e
informação: impacto e função social – o texto literário típico da
cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a
caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os
recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas
tecnologias.